Blog – Estética dental e implante dentário Londrina

Enxerto ósseo – O que é enxerto ósseo?

Enxerto ósseo – O que é enxerto ósseo?

O que é enxerto ósseo? Como funciona a enxertia?

Enxerto ósseo é utilizado quando o paciente não tem condições de suportar o implante dental devido à reabsorção óssea natural do nosso corpo após a perda de um dente. Quando perdemos um ou mais dentes, a falta do estimulo sobre a região faz com que nosso organismo entenda que não é mais necessário manter aquela espessura de osso no local e, inicia-se o processo de reabsorção óssea. Para solucionar esse desafio, os dentistas utilizam enxertos ósseos para o reestabelecimento da espessura/altura óssea perdida. Para entendermos melhor os tipos de enxerto, temos que conhecer os tipos de ossos disponíveis para essa finalidade:

enxerto ósseo

Enxerto ósseo de espessura

Enxerto ósseo com osso autógeno (osso humano)

enxerto ósseo londrina

Osso autógeno e osso de banco

O osso autógeno é o osso obtido do nosso próprio corpo. É também o osso mais mais aceito por nosso corpo e o de resultados mais previsíveis de acordo com os estudos na área. O único problema é que para conseguirmos esse osso, devemos fazer outra cirurgia no paciente, e, dependendo do caso, temos que realizar a cirurgia ao hospital para conseguir a quantidade necessária de osso para o enxerto. Outra opção é a doação de osso de banco de ossos. O banco de osso fornece osso de doadores aos dentistas cadastrados para a realização de enxertos ósseos. O osso de banco é tratado intensamente com antibióticos antes de ser fornecido ao dentista, de forma que esse tipo de osso chegue completamente livre de patógenos até o paciente. O osso de banco é de excelente qualidade e aceitação pelo nosso organismo, tornando-se uma excelente opção na enxertia óssea.

Enxerto ósseo com osso xenógeno (osso bovino)

O osso bovino ou xenógeno também é uma boa opção em algumas formas de enxerto ósseo. Esse osso geralmente é obtido da tíbia e fêmur de novilhos jovens, tratados de diversas formas e comercializados em forma de grãos (osso particulado) e blocos. Os resultados com esse tipo de osso não é tão bom quanto o osso de bando ou autógeno, mas, de acordo com a literatura, é muito previsível. Esse tipo de osso é utilizado principalmente em levantamento de seio maxilar e recobrimento de implantes expostos, podendo inclusive ser misturado com osso autógeno e/ou PRP (plasma rico em plaquetas) para melhores resultados.

enxerto ósseo londrina

Osso bovino em bloco

Enxerto ósseo em seio maxilar

enxerto ósseo londrina

O enxerto ósseo em seio maxilar é feito quando o paciente não tem altura óssea para suportar implantes na região posterior de maxila. Para esse tipo de cirurgia, é feito um acesso pela parte da frente da mandíbula, aberto uma “janela”, levantada a membrana do seio maxilar e inserido osso até obtermos a altura desejada para os implantes dentários. Esse tipo de enxerto é bem comum e tem resultados bem previsíveis e favoráveis para o paciente. Apesar de parecer um procedimento doloroso e invasivo, a enxertia é um procedimento bem tranquilo no pós-cirúrgico para o paciente. Tempo mínimo de espera: 6 meses.

Enxerto ósseo de espessura

O enxerto ósseo em espessura é feito quando o paciente teve muito osso reabsorvido e o remanescente ósseo não suporta a espessura mínima do implante na região. Geralmente esse tipo de enxerto é feito em blocos, tanto autógeno/banco quanto bovino. O Enxerto ósseo de espessura também é utilizado em cirurgias estéticas onde é desejada a correção da depressão causada pela reabsorção óssea no local do dente perdido. O bloco de osso deve ser estabilizado por parafusos até a completa osseointegração do enxerto. Após a integração, os parafusos são removidos e os implantes inseridos. Tempo mínimo de espera: 6 meses.

enxerto ósseo londrina

enxerto ósseo em espessura

Artigos recentes

31 Comentários para Enxerto ósseo – O que é enxerto ósseo?
  • Mohamed

    Emily disse:Ole1, minha me3e colocou 7 iapnmltes ha 4 anos. Quando ela colocou ela perdeu a sensibilidade da boca e labio em uma parte. O dentista disse que era normal, nunca mais voltou ao normal. Minha me3e sempre teve problemas com tais iapnmltes e nenhum dentista que tratar por se tratar um grande erro do dentista. A ultima vez que ela voltou nele (pq ne3o tem outro pra passar) ele cortou a boca dela, perto da lingua, o corte ne3o se fecha, tem pus e cheira ruim. O dentista disse que isso e9 normal e vai demorar 3 meses para cicatrizar. Algue9m poderia me aconselhar algo e dizer se e9 isto mesmo. Obrigada.

    • Tiago Veras Fernandes

      Infelizmente é muito difícil, pra não dizer impossível, dar uma opinião por internet sem ver como foi conduzido o tratamento da sua mãe. Para melhores esclarecimentos, eu recomendo você procurar um especialista na área, que com certeza vai poder te orientar em todas as suas dúvidas. Obrigado

  • Hocine

    fernanda disse:boa noite , minha mae fez o primeiro pcreedimonto para por implantes (fez a coloe7e3o dos pinos) porem como nao esperado ,apos a cirurugia descobriu que o osso estava totalmente gelatinoso e de me1 qualidade , porem a dentista informou que e9 preciso aguardar o prazo de 30 dias para haver a reintegrae7e3o ossea para poder ativar os implantes ,gostaria de saber se realmente existe a chance de o osso se reintegrar naturalmente sem nenhum pcreedimonto cirurgico ,estou desesperada coloquei uma protese removivel e esperava carga imediata , por favor me diga se ha chances de daqui 30 dias eu estar com meus implantes ativados !!!!! agradee7o a atene7e3o e espero desesperadamente uma resposta !!!

    • Tiago Veras Fernandes

      Hocine, carga imediata não é um procedimento possível em muitas vezes… Infelizmente criou-se uma imagem errada desse procedimento, onde falam que qualquer um pode ter dentes implantados em menos de 24 horas… Isso é relativo. Em muitos casos o implante não consegue a estabilidade inicial necessária para suportar uma prótese provisória. Se isso não acontece, deve-se esperar de 3 a 4 meses para uma integração completa do implante antes da instalação das próteses. Espero que eu tenha esclarecido suas dúvidas…

  • Maritania

    Dr.Vou fazer enxerto osseo, porque tenho a falta de dois dentes da frente na parte de cima e uso protesse removivel há 20 anos,mas estou com muito medo de fazer sei lá procurei um dentista especializado na minha cidade, mas o meu maior medo é que eu trabalho no comércio e tenho medo de ficar esses 6 meses de espera sem a protesse, ele me garantiu que isso não vai acontecer que em nem um momento vou ficar sem ter dente, e gostaria de saber quantos dias pra tirar os pontos. Obrigado.

    • Tiago Veras Fernandes

      Olá Maritania, posso te dizer que realmente é possível fazer o enxerto ósseo e manter a estética com próteses removíveis ou próteses fixadas nos dentes ao lado da falha. Fique tranquila que você não será prejudicada por isso. Quando aos pontos, o recomendado é de 7 a 10 dias para a cicatrização e remoção dos mesmos. Espero ter esclarecidos suas dúvidas, e, se precisar, entre em contato. Obrigado.

  • Simone

    Boa tarde perdi 2 dentes em um acidente e tive que fazer enxerto , fiz o enxerto pelo banco de osso, e j atem 7 meses mais uma pomta do osso esta exposto quero saber se isso pode impedir que eu faça o implante

  • Fernanda Cabral

    Boa noite Dr. Tiago Veras Fernandes , sou estudante de odontologia e me interesso pelo assunto. Queria saber como esses ossos xenógenos são realmente processados até chegar a boca do paciente. E a onde os dentistas precisam ser cadastrados pra possuí-los ? obrigado

    • Herberth

      Aconselho entrar no site da UniOss para maiores esclarrecimentos.

  • paulo

    Boa noite. Gostaria de saber como seria o procedimento para meus dentes. tenho um molar anquilosado que não saiu com a tração do ortodentista, então me indicaram um implante com enxerto ósseo do banco de ossos. Quanto custaria por dente para tal procedimento e qual o risco de endocardite no caso do implante, sendo que tenho uma cardiopatia congenita moderada. tenho 23 anos, sou de Londrina. Aguardo resposta

    • Tiago Veras Fernandes

      Boa noite Paulo,
      Teríamos que avaliar o seu caso antes de falar qualquer coisa sobre o mesmo… A avaliação clínica é parte fundamental no início do seu tratamento. Assim que possível, por favor, ligue na clínica e agende um horário para planejarmos um tratamento adequado pra você. Obrigado.

  • Andre

    Boa noite,aos 12 anos perdi os dois dentes frontais superiores,coloquei no lugar hoje estou com 19 anos e 1 dos dentes estava com reabsorção,fiz a cirurgia e coloquei implantes nos 2,sendo que tiveram que usar enxerto ósseo e a gengiva esta bastante vermelha principalmente na parte do dente que teve reabsorção,ja se passaram 3 meses é normal ficar bem vermelha e um pouco sensivel ( não sinto dor ), minha higienização é impecavel escovo sem passo fio dental na região entre o provisorio e a gengiva e uso perioxidim Gostaria de saber se é normal ou devo me preocupar ?

    • Tiago Veras Fernandes

      Gengiva vermelha é sinal de inflamação. O ideal é uma gengiva rosa não sensível. Procure conversar com seu dentista para verificar a existência de excessos e/ou fendas na sua prótese.

  • fiz um implante acho que é lugar do siso, mas abriram a gengiva ja deu ponto três vezes e não cicatriza os pontos arrebenta.
    O osso está exposto, hoje faz 16 dias de muita dor por ultimo estou tomando familia da ampicilina injetavel
    o que fazer? mande um recado no meu e-mail por favor.Obg.

    • Tiago Veras Fernandes

      Você pode ter algum tipo de infecção óssea. O ideal é procurar ajuda para solucionar o caso. Geralmente é utilizado antibióticos sistêmicos e locais para a melhora do quadro.

  • joana

    meu esposo quer fazer um implante mas não temos condições de pagar um tratamento caro se é possivel pela londrina?
    universidade de

    • Tiago Veras Fernandes

      Até onde eu sei, na UEL não existe especialização em implantodontia. Você pode procurar pela INTEGRALE ou UNOPAR mas acho que o tratamento é cobrado.

  • Tânia Freitas

    Boa noite Dr.Veras, fiz um implante do elemento 21,pois tive perda óssea no dente natural que era um coroa e tive então que removera raiz, em 29/11/12. Ocorreu tudo bem até que tive um pequena infecção a qual foi tratada com antibióticos, os mesmos usados no período operáratorio. Passado um tempo em visita de avaliação a meu dentista questionei o fato de ter um ficado com um buraco no palato(céu da boca), com diamêtro de um lápis simples e fui informada que teria que fazer um outro enxerto,que seria ósseo e gengival, o que ocorreu em 10/04/13, e passador então 23 diaa o buraco continua, inclusive passei a ter sensibilidade nos dentes laterais.
    O Sr.poderia me aconselhar o que fazer, estou me sentindo desorientada e sem saber ao certo o que fazer, além claro de cobrá-lo uma solução.
    Agradeço desde já,Tânia.

    • Tiago Veras Fernandes

      Olá Tânia! É muito difícil dizer o que está acontecendo apenas com esse tipo de descrição “on-line”, mas parece que você está com alguma infecção ou até mesmo necrose do local enxertado… Procure um dentista (implantodontista, periodontista ou buco-maxilo) para poder te orientar melhor nesse caso. Obrigado.

  • Reinaldo

    Olá Dr. Tiago,sou aqui de São Paulo e gostaria de tirar uma grande dúvida. Estou prestes a fazer implante dentário e segundo o profissional, preciso fazer um enxerto ósseo. Ele sugere enxerto via Banco de ossos, pois se eu optar pelo enxerto autógeno terei que fazer uma cirurgia invasiva para captar osso da costela ou ilíaco. A dúvida é: O enxerto pelo banco de ossos é seguro?? Grato pela atenção.

    • Tiago Veras Fernandes

      Desde que venha de um banco de osso oficial é seguro sim. Pode ficar tranquilo que esse tipo de osso passa por inúmeros tratamentos antes de ser disponibilizado para doação.

  • jaylton

    Tiago quero fazer enxerto ósseo, mais não quero osso autógeno! posso exigir só osso bovino, e como posso ter a garantia de que estão realmente colocando osso xenógeno ?

    • Tiago Veras Fernandes

      Isso é simples: Peça para o dentista mostrar a embalagem do enxerto. Lá tem escrito a origem do osso…

  • cássia

    Fiz um enxerto no céu dá boca os pontos caíram e parecem que estão soltos, abriu tb um buraquinho no céu dá boca, o enxerto foi introduzido em um corte feito entre o nariz e a boca embaixo dos lábios superiores, isso tem algum problema? A recuperação eh demorada? Existe algum remédio.para acelerar a cicatrização?

    • Tiago Veras Fernandes

      Olá Cássia! Infelizmente é muito difícil visualizar todo esse quadro que você descreve… O ideal é procurar um dentista para orientá-la após fazer um exame completo do seu caso. Obrigado pelo contato.

  • letícia

    Boa tarde!

    Fiz um enxerto (com ossos do banco de ossos) no dia 14/08 na maxila, dia 28 tirei os pontos e o gesso que estava protegendo, mas acontece que o osso ficou exposto. pode ocorrer de não fechar mais? posso perder o enxerto?

    • Tiago Veras Fernandes

      O ideal é ver com o dentista que fez o trabalho para analisar seu caso. Mas geralmente tudo dá certo.

  • Rosana

    Olá! Faz três dias que fiz um enxerto ósseo ( bovino) e hoje, fui olhar no espelho e no local do implante há uma plaquinha branco. É normal? Obrigada.

    • Tiago Veras Fernandes

      Pode ser sim… Se não tiver dor ou secreção de pus no local. Visite seu dentista para ele ver que é bem interessante.

  • priscila

    fix enxerto de osso e implantei 2 pinos superiores. Após esse procedimento sinto muita falta de ar e os exames indicam nada nos pulmões mas uma sinusite q nunca tive.Segundo a médica estou c o seio da face entupido.já tomei azitromicina mas n melhoro. Será q o pino está obstruindo minha via respiratória? Minha dentista é de total confiança. O q ela pode fazer?

    • Tiago Veras Fernandes

      Uma tomografia da região geralmente mostra o que está acontecendo. Peça à sua dentista para avaliar o caso.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

POSTAR COMENTÁRIO