Bruxismo Londrina – O que é atm?

bruxismo - o que é atm

 

Bruxismo Londrina – O que é atm? Saiba mais sobre esse problema

Bruxismo é o ato involuntário de apertar e ranger os dentes durante o sono e, em alguns casos, durando o dia. Seus sintomas incluem dores na cabeça não cessantes com analgésicos, desgaste anormal dos dentes, lesões e dores na ATM (o que é atm? Articulação temporomandibular) e músculos da mastigação, zumbido no ouvido, estalos ao mastigar e/ou abrir a boca, travamento da mandíbula, e até problemas relacionados com o pescoço e coluna. Muito tem se discutido para se diagnosticar e tratar as DTMs (o que é DTM? disfunções temporomandibulares). Hoje sabemos que a maioria dos casos de bruxismo está relacionada com stress. Oclusão, o nosso encaixe dos dentes, não tem o papel tão importante como se acreditava ter antigamente.

bruxismo o que é atm

 

Entendendo o bruxismo – O que é atm?

bruxismo o que é atm

O bruxismo é um ato basicamente muscular, e pra entendermos melhor isso, temos que pensar na boca como qualquer outro músculo de nosso corpo. Por exemplo: Quando vamos pra academia e treinamos qualquer músculo, o resultado é dor nos próximos dois ou mais dias, certo? Agora, imagine se treinássemos mais de 4 horas o mesmo músculo, todos os dias da semana, sem intervalo, o que aconteceria? É exatamente isso que acontece com a nossa ATM. Durante a noite toda, ficamos “treinando” nossos músculos bucais fazendo o movimento de apertamento e rangendo os dentes. Isso gera uma fadiga muscular grande e consequentemente, dores de cabeça (músculo temporal extremamente estressado), dores musculares e lesões na articulação.

Para tratar as DTMs temos que utilizar vários métodos combinados de tratamento. Placas miorelaxantes e dispositivos para desoclusão para aliviar a tensão nos músculos, relaxantes musculares para tentar aliviar o apertamento noturno, analgésicos, calor e/ou laser para aliviar as dores, fisioterapia e até acupuntura.

 

O que é bruxismo? O que é atm? NTI-TSS

Uma técnica nova, que vem mostrando resultados positivos, é um dispositivo chamado NTI (sistema de supressão de tensão).O NTI é um dispositivo odontológico que foi recentemente aprovado pelo FDA para a prevenção da migrânia diagnosticada medicamente, assim como para a prevenção da disfunção temporomandibular. É um sistema de supressão de tensão que utiliza os reflexos naturais do corpo quando usado durante o dia. À noite, ele previne e reduz o componente muscular, dores de cabeça crônicas, enxaquecas e desordens mandibulares ao prevenir o contato parafuncional dos dentes caninos e molares. Ele representa um grande avanço no tratamento e prevenção do apertamento excessivo dos dentes, ranger dos dentes, bruxismo, tensão no pescoço, hipersensibilidade dos dentes, dores de cabeça causadas por tensão e DTM.

bruxismo o que é atm

Dispositivo NTI em posição

bruxismo o que é atm

Placa miorelaxante em posição

É um aparelho pequeno em forma de concha, transparente, que é colocado sobre os dois dentes frontais. Na borda do aparelho se encontra uma protuberância ou barra que se extende anteriormente e posteriormente para proporcionar um ponto de parada.

NTI significa Nociceptive Trigeminal Inhibition (inibição nociceptiva trigeminal). Este é um jeito técnico de dizer que a abertura da mandíbula é um reflexo, e esse dispositivo proporciona um modo de suprimir os músculos que movimentam a mastigação.Clínicos estão familiarizados com esse conceito. Isso é o que um desprogramador anterior ou “jig” faz.

Entretanto, a razão pela qual um jig não pode ser utilizado de forma terapêutica numa modalidade “noite após noite” é que se a mandíbula se movimentar, ela vai anular o jig ao fazer com que este entre em contato com o canino. O NTI é uma adaptação do jig que propicia movimentação mandibular enquanto ainda suprime a intensidade do tensionamento oclusal.

O NTI permite contato com incisivo inferior um pouco antes da oclusão posterior. Isso permite um assentamento condilar ou o melhor posicionamento condilar durante o fechamento.