Estética dental

A estética dental representa um conjunto de tratamentos que visam melhorar significativamente a aparência do sorriso.

Também conhecida como dentística restauradora ou odontologia estética, é a área responsável em transformar sorrisos usando materiais modernos como resinas, zircônia e porcelanas. Diariamente aumenta a procura pelo dentista especialista em estética, responsável em promover odontologia estética e restauradora. Com a utilização desses e outros materiais avançados, o dentista especializado em estética dental consegue criar sorrisos lindos e perfeitos. Essa é a técnica mais procurada pra quem busca um sorriso “Hollywoodiano” e pessoas comunicativas que gostam de sorrir! As técnicas usadas em estética dental permitem que o dentista especialista em estética realize tratamentos bem mais conservadores, reduzindo tempo e a necessidade de desgaste da estrutura dental sadia.

Dentre os tratamento da odontologia estética, podemos citar como os mais importantes:

Materiais na odontologia estética

O dentista especialista em estética pode contar com muitos materiais avançados como as resinas compostas nanoparticuladas, cerâmicas odontológicas, zircônia, ionômeros de vidro que liberam flúor, resinas para confecção de próteses provisórias, corantes para caracterizar os detalhes mais difíceis dos dentes e mais uma infinidade de materiais, que fazem da dentística, uma área muito interessante de resultados rápidos, confiáveis e duradouros.

Assim como todas as áreas da odontologia, o dentista especialista em estética não deve se preocupar apenas com a beleza, pois a boca funciona como um todo, um sistema interligado que depende de função, fonética, conforto e estética. A função do especialista em dentística é devolver todas essas características ao paciente, mas, por outro lado, o paciente deve manter as condições mínimas de higiene e cuidados com seus novos dentes.

Tratamentos utilizados pelo dentista especialista em estética

Dentre os tratamentos mais utilizados na estética dental estão:

  • Clareamento dental: Para melhorar a cor dos dentes e garantir sempre um sorriso com aspecto saudável e bonito.
  • Clareamento dental interno: Quando temos dentes escurecidos por trauma, tratamento de canal insatisfatório ou algum outro problema, o dentista pode tentar o clareamento dental interno com grande chance de sucesso.
  • Microabrasão: Manchas brancas causadas por fluorose podem ser removidas pelo dentista estética em um procedimento de odontologia estética completamente indolor e minimamente invasivo.
  • Restaurações em resina composta: A resina composta é o material de escolha para realizar restaurações estéticas com naturalidade.
  • Fechamento de diastemas: Diastemas são os espaços entre os dentes. Muita gente acha charmoso ter diastema, mas, a maioria prefere fechar essas espaços. Para isso, usa-se resina composta ou fragmentos de porcelana.
  • Dentes conóides: São dentes de tamanho reduzido que passam a característica de dentes de criança. Isso pode ser corrigido pelo  com resina composta ou porcelana.
  • Facetas em resina: As facetas de resina cobrem a parte da frente dos dentes e corrigem problemas de cor, forma, tamanho e posição dos dentes.
  • Facetas em porcelana: As facetas em porcelana cobrem a parte da frente dos dentes e corrigem problemas de cor, forma, tamanho e posição dos dentes com mais naturalidade sem manchar com o tempo.
  • Prótese dentária sem metal (metal free): São coroas de porcelana pura extremamente estéticas com características muito próximas do dente natural, sendo quase impossível diferenciar um do outro.
  • Gengiva artificial de porcelana: Em muitos casos o comprometimento estético não se limita apenas aos dentes. Se a gengiva sofreu qualquer tipo de redução ou perda, o dentista estética pode optar por utilizar gengivas em porcelana.

Faceta em porcelana

Faceta em resina composta

Prótese em porcelana pura

Clareamento dental

Quem deve procurar estética dental?

Todas as pessoas que se sentem desconfortáveis com o sorriso atual podem recorrer a tratamentos de estética dental. Ao contrário do que muita gente pensa, o dentista estética pode melhorar muito a estética dental utilizando-se apenas de tratamentos não invasivos, ou seja, sem trazer nenhum prejuízo para o dente do paciente. Esse tipo de filosofia de tratamento é raramente encontrada em outras áreas da odontologia. A odontologia estética ou dentística restauradora/preventiva pode ser considerada a especialidade do futuro junto com áreas como a ortodontia, periodontia, odontogeriatria entre outras especialidades não invasivas.

A tendência mundial é o declínio da doença cárie. Podemos ver isso em nossas crianças, que desde bebês, recebem tratamento odontológico especializado. Portanto, a odontologia estética provavelmente será uma das especialidades promissoras do futuro. A estética dental é fundamental para todas as pessoas, seja na aceitação por outras pessoas, melhores oportunidades de emprego e principalmente na autoestima.

E o melhor de tudo isso é que a estética dental pode ser feita por um valor relativamente baixo, ao contrário de áreas como reabilitação/prótese e implantodontia.

Vídeos em odontologia estética

Estamos no Facebook!

Acesse nossa página no facebook para acompanhar as últimas novidades e possibilidades da odontologia estética!

Acesse https://www.facebook.com/odontologialondrina

Ligue para nós!

Ligue (43) 3324-2341 para agendar sua consulta hoje mesmo. Estamos abertos de segunda a sexta-feira das 9:00 às 18:00

Estamos no YouTube!

Acessando nosso canal do YouTube você vai poder ver em vídeo alguns procedimentos da odontologia estética e os resultados responsáveis por mudar totalmente seu sorriso.

Acesse https://www.youtube.com/user/tiagoveras