Facetas de resina, restaurações e possibilidades das resinas compostas!

facetas em resina composta londrina

Facetas de resina diretas. Nessa técnica o dentista esculpe todos os dentes diretamente na boca do paciente. Em apenas 1 sessão é possível mudar toda a estética do sorriso!

Das facetas de resina até as restaurações posteriores, a resina composta é um material restaurador capaz de mimetizar com perfeição as características internas e externas de um dente. Para isso, é necessário um profissional capacitado em restaurações diretas/indiretas com resina composta. Algumas das possibilidades de trabalhos com resina composta são: Facetas de resina composta, facetas de resina em dentes escurecidos, fechamento de diastema, modificação de formato dental, restaurações estéticas posteriores, restaurações de fraturas dentais, recobrimento de manchas, entre outras possibilidades.


Tipos de resina e suas funções

Por ser um material de uso direto, a técnica de restaurar com resina composta é extremamente dependente do operador, ou seja, se o dentista não dominar a técnica nunca conseguirá um resultado esteticamente satisfatório. Para conseguir resultados de excelência com resina composta é necessário conhecer os diversos tipos de resinas e suas indicações:

  • Resina para dentina: Substitui camadas mais internas do dente e são mais opacas.
  • Resina para esmalte: Substitui a camada externa dos dentes e são mais translúcidas.
  • Resina de efeitos trans: São muito translúcidas e visam mimetizar a translucidez da borda incisal dos dentes anteriores.
  • Resinas opacas: Especialmente usadas em casos onde temos um dente escurecido para esconder. São muito opacas e se utilizadas de forma incorreta tendem a deixar o dente um pouco artificial.
  • Corantes resinosos: São “tintas” especiais feitas de resina para intensificar algumas características naturais dos dentes.

A anatomia dental

Além disso, o conhecimento de anatomia dental é fundamental. Entre todas as características de um dente, a anatomia é considerada a mais importante de todas. Sem uma anatomia dental correta é impossível obter estética. E o problema não acaba por aí… A anatomia dental é variável e única em cada dente. Cada tipo de rosto demanda um tipo de anatomia, a idade também influencia, até mesmo hábitos podem modificar totalmente a anatomia dental. Não é incomum ver restaurações em resina composta com a cor perfeita, mas com a anatomia completamente errada, e com isso, a total insatisfação do paciente. Para um dente restaurado com resina composta ser completamente natural é necessário conhecer e executar com perfeição cor, textura, forma, anatomia e função.


Facetas de resina: Preço

facetas de resina londrina

Facetas de resina composta feitas diretamente sobre o dente do paciente. Para chegar nesse resultado não foi necessário nenhum tipo de desgaste dental

É impossível dizer via internet o preço de qualquer procedimento odontológico. Um correto planejamento envolve um contato com o paciente e, muitas vezes, exames laboratoriais adicionais. Além disso, hoje trabalhamos com uma odontologia totalmente previsível, mas para que isso seja possível, antes é necessário uma correta avaliação e planejamento do caso, executando projetos virtuais e físicos, fotografias, radiografias e tomografias; para que ao final de tudo isso, possamos gerar um projeto da sua boca, chamado de “enceramento diagnóstico”. Após esse planejamento inicial é possível gerar um valor de tratamento.


Facetas de resina composta: Possibilidades e vantagens

Geralmente o grande motivo de escolher as facetas de resina ao invés das facetas em porcelana é a necessidade ou não de desgaste dental. O único material capaz de devolver estética, cor, forma, posição, textura e não desgastar o dente é a resina composta.

Quando o dentista trabalha corretamente com resina composta, é possível de realizar verdadeiras transformações sem tocar a broca no dente do paciente. E isso é uma enorme vantagem! Outra grande vantagem é o preço… Por não precisar do laboratório de prótese para ser confeccionada, as facetas de resina composta são mais baratas.

O grande problema das facetas de resina composta é o manchamento que ocorre ao longo dos anos. Geralmente os pacientes me perguntam quanto tempo as facetas de resina demoram para manchar. A resposta é “depende”… Depende de quanto corante o paciente ingere, de como é a higiene bucal, do tipo de alimento que ingerimos, etc… Por isso é muito difícil dizer, mas, até 5 anos é bem comum não verificar nenhum manchamento.

Hoje, existem estudos que mostram restaurações de resina composta com mais de 22 anos de uso! A aparência delas não é bonita, mas está 100% funcional, que, considerando o ambiente hostil em que as restaurações ficam (água, mudança de temperatura, ácidos, etc) é surpreendentemente positivo, sendo considerada, hoje, até melhor que o amálgama (aquelas restaurações prateadas).


Restauração de dente posterior em resina composta

restauracao em resina composta londrina

Depois de remover toda a cárie do dente afetado, restauramos esse dente com resina composta de forma direta em apenas 1 sessão.

Também conhecida por “obturação branca”, nome popular aplicado de forma errada ao tratamento de restaurar um dente com resina composta. Quando temos um dente cariado é necessário remover essa cárie e substituir o tecido dental perdido por alguma restauração, seja em resina composta ou porcelana.

Na maioria das vezes, o tamanho da lesão não justifica o uso de porcelanas, nesses casos, a resina composta odontológica é o material mais indicado para restaurar esse dente.

A resina composta pode ser aplicada de 2 formas:

  • Restauração direta em resina composta: Onde o dentista esculpe o dente diretamente na boca do paciente utilizando diversas resinas e corantes para que o resultado fique natural. Essa modalidade de tratamento exige que o dentista tenha um amplo conhecimento de anatomia dental, cor e resinas compostas. Apesar de todo dentista alegar que faz uma “restauraçãozinha” em resina composta, é raridade ver algum profissional que realmente domina esse material e consegue resultados extremamente naturais.
  • Restauração em resina composta indireta: Após remover a cárie ou lesão do dente, o dentista molda e vaza um modelo de gesso. Com esse modelo, o dentista pode realizar a restauração de resina composta fora da boca do paciente. Esse tipo de restauração é muito bem indicada em lesões mais amplas, onde é muito difícil controlar a saliva e sangramento na boca. No fim das contas, esse tipo de restauração tem um desempenho igual ou até superior às restaurações diretas em resina composta.
restauração indireta em resina

Pela extensão da lesão cariosa, optamos por fazer uma restauração indireta em resina composta. Essa é feita fora da boca do paciente e cimentada em uma segunda sessão