Facetas em porcelana e lente de contato dental

O que são facetas? Dentes perfeitos com facetas de porcelana!

faceta em porcelana londrina

Facetas em porcelana sendo posicionadas sobre os dentes preparados

Facetas em porcelana  ou lâminas de porcelana são próteses que cobrem a frente dos dentes modificando completamente sua forma, posição e cor.

A qualidade estética de facetas em porcelana é excelente mesmo quando comparadas com dentes naturais, sendo, muitas vezes, impossível de diferenciar as facetas em porcelana dos dentes naturais.

Por serem extremamente bonitas e rápidas de confeccionar (apenas 2 sessões), as facetas em porcelana ganharam destaque nos sorrisos dos famosos. Hoje é muito raro algum ator ou atriz de Hollywood que não utilize de facetas em porcelana para rejuvenescer o sorriso.

O processo de confecção das facetas de porcelana é inteiramente personalizado por um técnico em prótese dental. Para fazer uma faceta que imite com perfeição os dentes naturais, o técnico deve ser muito experiente e contar com a ajuda do cirurgião dentista para fornecer as condições ideais para a confecção das facetas.

O que são facetas em porcelana e lente de contato dental feitas com cerâmica sobre refratário?

Facetas em porcelana sobre refratário

Facetas sendo construídas sobre refratário. D.sign – Ivoclar Vivadent

Existem inúmeros tipos de cerâmicas odontológicas para a confecção de facetas. Diferentemente das cerâmicas convencionais (louça, vasos, etc), as cerâmicas odontológicas são extremamente tecnológicas. São cerâmicas produzidas especialmente para a confecção de dentes em porcelana que conferem translucidez, brilho, cor e resistência muito parecida com os nossos dentes naturais, em muitos casos, até superior.

As cerâmicas feldspáticas, tem a melhor translucidez entre todas as cerâmicas odontológicas. Sua resistência não é tão alta quanto a de outros tipos de cerâmicas, mas, como facetas em porcelana não são submetidas a grandes esforços mastigatórios, em muitos casos, as facetas feldspáticas tornam-se a melhor opção.

Depois de cimentadas, acabam tendo praticamente a mesma resistência de um dente íntegro. Cerâmicas feldspáticas são feitas na forma de um pó cerâmico, que, depois de posicionada sobre o dente em refratário, sofre uma queima em altas temperaturas em um forno especial para cerâmicas odontológicas.

O que são facetas em porcelana feitas com dissilicato de lítio (E.MaX)?

facetas em porcelana emax

Facetas feitas de cerâmica injetada, dissilicato de lítio – E.MaX Ivoclar Vivadent

E-MaX é uma marca patenteada de uma cerâmica reforçada com dissilicato de lítio. Diferentemente das facetas feldspáticas, as facetas em porcelana E.MaX são injetadas dentro de um molde do dente.

Como isso funciona? O dentista faz uma moldagem do paciente e o laboratório de prótese faz um modelo de gesso com o molde obtido do paciente.

Em cima desse modelo de gesso é feito um enceramento que vai ser como um projeto dos futuros dentes em porcelana. Através de uma técnica chamada de “cera perdida” esse projeto é copiado em um revestimento (gesso para altas temperaturas) e a cera evaporada com altas temperaturas.

Onde ficou o espaço do dente (espaço negativo), é injetada com pressão a cerâmica E.MaX derretida. Com o dente de porcelana feito, o protético agora pode pintar o dente ou adicionar uma nova camada de porcelana para imitar a translucidez, cor e brilho dos dentes naturais.

Facetas de porcelana do tipo “lente de contato dental”

lente de contato dental londrina

Lente de contato dental feita com cerâmica feldspática

Esse tipo de faceta em porcelana, também chamadas de “lentes de contato dentais” ou laminados ultrafinos, exige o mínimo ou nenhum desgaste nos dentes envolvidos. É muito bem indicada em casos onde o paciente está insatisfeito com o tamanho, forma e posição dos seus dentes. As lentes de contato dentais não podem ser utilizadas em casos de alterações de cor, pois sua espessura não é o suficiente para esconder o fundo escurecido.

As lentes de contato dentais são confeccionadas em um laboratório de prótese após preparo e moldagem na clínica odontológica. Para sua confecção pode ser utilizada porcelanas injetadas como o E.MaX e porcelana feldspática aplicadas sobre um troquel.

Para sua caracterização é possível a estratificação de várias camadas de cores e translucidez (nas lentes mais espessas) e/ou maquiagem com tintas e corantes especiais para porcelana. Em ambos os casos é possível obter um trabalho primoroso e incrivelmente natural, totalmente integrado aos dentes naturais.

Muitos artistas já aderiram às lentes de contato dentais como uma forma de melhorar seu sorriso de forma rápida, conservadora e indolor (não é necessário nem anestesia). Juntamente com o clareamento dental, esse tipo de faceta de porcelana minimamente invasiva é a solução ideal pra quem procura o que existe de mais moderno e estético dentro da odontologia.

O processo de confecção das facetas em porcelana

enceramento diagnostico

Enceramento diagnóstico do sorriso

ensaio restaurador mock up

Ensaio restaurador ou mock up para ver o resultado do planejamento na boca

A confecção de facetas em porcelana não é simples e pode resultar em verdadeiras catástrofes se não for feita corretamente. Para que tudo dê certo no final é necessário muito conhecimento, planejamento e habilidade do dentista e protético.


O ensaio restaurador: Mock up

O primeiro grande desafio é adequar a melhor forma e condição para o sorriso, ou seja, personalizar o tratamento, afinal de contas, somos únicos e seria impossível dar as mesmas características dentais para todas as pessoas. Para fazer essa personalização, realizamos um processo de planejamento que inclui o “enceramento diagnóstico”. Esse enceramento nada mais é do que uma “maquete” do futuro sorriso.

É através dele que o paciente vai poder ver o resultado final antes mesmo de começarmos o tratamento. Além de poder ver o resultado, dando muita previsibilidade ao tratamento, o enceramento diagnóstico também poderá ser usado em boca em um ensaio restaurador. Dessa forma, o paciente poderá ver em sua boca, antes de começar o tratamento, se é realmente isso que ele gostaria no final do tratamento.

O preparo dental

laminados ultrafinos

Preparos e cimentação das lentes de contato dental ou laminados ultrafinos

moldagem com silicone por adiçãoFeito a parte de planejamento, partimos para a confecção dos preparos dentais. No caso das lentes de contato dentais, o preparo é limitado apenas à remoção de áreas retentivas, possibilitando um eixo de inserção da lente de contato dental no dente.

Caso o dente tenha algum tipo de alteração de cor, é necessário um maior desgaste para compensar a opacificação que será necessária, ou seja, as lentes de contato dentais não são indicadas para todos os casos, na verdade, são indicada para a minoria dos casos, já que dificilmente temos dentes com alterações de forma e posição apenas.

O preparo deve ser sempre muito conservador, o que obriga o dentista a usar algum tipo de magnificação de boa qualidade como lupas ou microscópio. Um bom dentista sempre será conservador e vai preservar o máximo de esmalte possível, dessa forma, aumentamos a chance de sucesso e garantimos um tratamento com maior longevidade.

Em seguida os preparos são moldados com um material de alta qualidade de cópia como os silicones por adição (PVS), enviado ao laboratório de prótese e vazados em gesso. À partir desse ponto entra a técnica e habilidade do técnico em prótese dentária, o profissional responsável por confeccionar as lentes e facetas dentárias.


A aplicação da porcelana pelo técnico em prótese dentária

O técnico faz a aplicação da cerâmica utilizando diversas massas para imitar cada região do dente separadamente. Massas opacas, de dentina, de esmalte, translúcidos, corantes, e outras até chegar em um resultado perfeito para o caso. Depois disso é feito texturização e polimento das facetas, tudo isso de forma personalizada para cada paciente.

Cimentando as facetas

faceta isolamento absoluto

Isolamento absoluto para garantir que não ocorra contato com saliva ou sangue durante a cimentação

facetas em porcelana cimentacao

Facetas de porcelana feldspática sendo cimentadas com resina termo modificada e isolamento absoluto

Parece contraditório, mas os materiais odontológicos não foram feitos para ser usado junto com saliva ou sangue, por isso, o isolamento absoluto ou relativo dos dentes envolvidos é fundamental para garantir uma boa adesão.

Na nossa clínica fazemos isso com o isolamento absoluto, que é a maneira mais segura de garantir que nada de saliva ou sangue vai entrar em contato com os dentes preparados.

Outra vantagem é a remoção correta de todo o cimento ou resina que usamos para fazer a cimentação, que caso não seja removido corretamente, fará com que o paciente tenha um quadro de gengivite (gengiva inflamada) crônica, aliás, esse é o maior problema de fazer facetas ou lentes em profissionais não capacitados para tal procedimento. Se tudo der certo, as facetas terão uma ótima durabilidade (95% de sucesso em 10 anos) e o paciente terá um sorriso perfeito em apenas 2-3 sessões!

O que são facetas? Perguntas frequentes sobre facetas em porcelana e lente de contato dental.

lente de contato londrina

Facetas de porcelana do tipo “lente de contato dental” cimentadas. Resultado após 2 semanas.

Fazer facetas em porcelana ou lente de contato dental enfraquece o dente?

R: Quando feitas de acordo com as mais modernas técnicas de preparo, as facetas em porcelana garantem uma resistência próxima do dente completamente íntegro.

Quanto tempo dura uma faceta de porcelana ou lente de contato dental?

R: A duração de qualquer prótese em porcelana depende muito de como é a vida do paciente. Assim como um carro, a forma como utilizamos nossa boca reflete diretamente na longevidade das mesmas. Hábitos como fumar, ingestão de ácidos (refrigerantes, suco de limão, etc) e parafunções (bruxismo) podem diminuir drasticamente a vida útil das facetas em porcelana. Estudos mostram que o sucesso das facetas em porcelana gira em torno de 98,8% nos primeiros 6 anos, 93% em 11 anos e 91% em 13 anos. Vale lembrar que esse tempo pode ser prolongado ou diminuído de acordo com os fatores citados acima.

Qual é melhor? Facetas em porcelana, lente de contato dental ou faceta em resina?

R: Depende do caso. Tudo é muito relativo quando falamos de desempenho de próteses em porcelana. As facetas em porcelana são mais estéticas (trabalha melhor a reflexão e transmissão da luz) e não alteram sua cor com o passar do tempo. Por outro lado, as facetas são feitas em laboratório de prótese e seu custo é mais elevado. Já as facetas de resina são confeccionada em apenas 1 sessão, muitas vezes dispensam qualquer tipo de desgaste ou preparo dental e caso aconteça algum acidente, é passível de reparos com maior facilidade.

Sua qualidade estética é um pouco inferior e sua cor muda depois de alguns anos pela incorporação de pigmentos na superfície da resina. Cada caso exige um tipo de planejamento. Então, quando perguntamos “o que é facetas em porcelana?” e se elas são melhores que outros tipos de tratamento como as facetas em resina, devemos conversar com nosso dentista e ver qual é a melhor opção para você.

faceta de porcelana londrina

Facetas em dissilicato de lítio (E.MaX)

Tenho um dente escurecido, fiz clareamento dental mas ele não clareou. Posso fazer faceta em porcelana, lente de contato dental ou faceta em resina?

R: Sim! Esse é o caso perfeito para facetas em porcelana. Dentes escurecidos que não obtiveram sucesso com o clareamento dental devem receber facetas em porcelana ou resina opacificadas para mascarar o fundo escurecido e devolver a naturalidade de um dente natural. A lente de contato dental é contra-indicada pois vai permitir o aparecimento da cor escura do dente, já que sua espessura é muito fina.

Tenho dentes tortos e não quero usar aparelho. O que faço?

R: Facetas em porcelana são uma ótima alternativa na correção de posição de dentes. Dependendo do posicionamento dos dentes, o desgaste pode ser maior ou menor do que o desgaste convencional. Hoje, contamos com as facetas em porcelana minimamente invasivas, ou seja, muitas vezes nem é preciso desgastar os dentes para sua instalação.

Gostaria de saber o resultado antes de fazer o procedimento. É possível?

R: SIM! Através do mock-up ou ensaio restaurador, o paciente pode ver uma prévia de como vai ficar o resultado final. Além disso, podemos usar planejamento digital para poder mostrar pelo computador aquilo que estamos buscando como resultado final!

Tenho todos os dentes escuros e gostaria de ter um tom bem branco. As facetas podem fazer isso?

R: Sim, mas atenção! O ideal é sempre clarear os dentes antes de fazer o procedimento de facetas em porcelana ou lente de contato dental, visto que é impossível clarear as facetas após sua instalação. Por esse motivo, clareamos os dentes naturais até seu limite e, somente após o clareamento, fazemos a confecção das facetas.

Vídeos sobre facetas em porcelana, lente de contato dental e tratamentos estéticos relacionados

Estamos no Facebook!

Acesse nossa página no facebook para acompanhar as últimas novidades e possibilidades da odontologia estética!

Acesse https://www.facebook.com/odontologialondrina

Ligue para nós!

Ligue (43) 3324-2341 para agendar sua consulta hoje mesmo. Estamos abertos de segunda a sexta-feira das 9:00 às 18:00

Estamos no YouTube!

Acessando nosso canal do YouTube você vai poder ver em vídeo alguns procedimentos da odontologia estética e os resultados responsáveis por mudar totalmente seu sorriso.

Acesse https://www.youtube.com/user/tiagoveras