Gengivite: O que é? Como tratar?

Gengivite é a inflamação da gengiva causada por placa bacteriana acumulada ao redor dos dentes. O tratamento de gengivite geralmente é feito com limpeza mecânica e uso de bochechos especiais para controlar as bactérias. Se tratada corretamente, a gengivite tende a diminuir em questão de dias. Seu tratamento depende muito da cooperação do paciente e mudanças radicais no modo que o paciente faz sua higiene bucal.

Os sinais que a caracterizam a gengivite

  • Avermelhamento da gengiva (a gengiva sadia é rosa)
  • Dor ao passar fio-dental
  • Sangramento ao escovar os dentes e/ou passar fio-dental
  • Mau-hálito

Nesta foto, todos os pontos marcados pelo corante são pontos de acúlumo de placa bacteriana. Note como as bactérias tendem a acumular-se ao redor do dente e não na frente (onde a maioria das pessoas escova melhor). Além dos problemas citados acima, a gengivite também pode aumentar o risco de doenças do coração e até causar abortos. Por isso é muito importante a gestante fazer controle periódico durante esse período, onde a boca fica mais exposta às bactérias devido a alteração hormonal induzida pela gravidez. Se não tratada, a gengivite pode evoluir para uma “Doença periodontal”.

 

Doença periodontal

A Doença periodontal ou periodontite é quando a placa bacteriana, em contato com o cálcio liberado pelas nossas glândulas salivares, solidifica-se, tornando-se um tártaro que agride constantemente o periodonto. O tártaro por si só é inofensivo, mas ele provém uma “fortaleza” para as bactérias poderem se alojar. É impossível de remover o tártaro com escova e fio-dental. Se o tártaro permanecer muito tempo na boca, começa o processo de reabsorção óssea. Em resumo, o paciente pode perder todos os seus dentes sem sentir dor alguma. Os dentes simplesmente amolecem e caem, pois não existirá mais suporte ósseo para mantê-los no lugar. Vale lembrar que todos esses problemas podem ser resolvidos com apenas limpeza profissional e manutenção com uma boa higiene bucal. Limpeza profissional deve ser feita de 6 em 6 meses para garantir uma boca livre de tártaro sempre.