Prótese dentária: Tipos e indicações

Entende-se como prótese dentária toda estrutura artificial confeccionada por um técnico em prótese dental para reabilitar um paciente que sofreu algum tipo de perda ou fratura de um ou mais dentes. Abaixo vamos entender os tipos de próteses existentes:


Prótese dentária sobre implante dental

protese dental londrina

Coroa sobre implante. Também conhecida como prótese sobre implante. Esse tipo de prótese vai encaixar em um implante do tipo “cone morse”

Após a fixação do implante, devemos partir para a fase protética, onde o implante, que faz o papel da raiz do dente natural, vai suportar uma coroa protética para completar o conjunto. Existem vários tipos de próteses dentárias sobre implantes, e vários tipos de implantes dentais com diferentes conexões.

  • Implante dentário conexão por hexágono externo: Um hexágono no exterior do implante dental faz a conexão com a prótese sobre implante. É o implante mais antigo e também o mais estudado até hoje pela literatura.
  • Implante dentário conexão por hexágono interno: A conexão hexagonal encontra-se dentro do implante. Seu uso é muito raro hoje em dia devido a muitos problemas de conexão com a prótese sobre implante e fragilidade do implante.
  • Implante dentário conexão por interface “cone morse”: Mesmo sistema de encaixe dos carros de fórmula 1. Esse sistema permite uma justaposição do implante com a prótese sobre implante. É o sistema mais moderno e indicado para áreas estéticas.

Veja abaixo alguns exemplos de peças protéticas utilizadas para substituir um, múltiplos ou todos os dentes perdidos:


Prótese dentária sobre implante do tipo “protocolo”

protese odontologica londrina

Prótese sobre implante do tipo “Protocolo”. Esse tipo de prótese é totalmente fixa suportada por implantes dentais. Pode ser feita de porcelana como essa ou de resina

É uma prótese fixa que substitui todos os dentes perdidos (ideal para quem usa dentadura e quer uma peça estável sem risco de cair). É apoiada sobre 4 ou mais implantes e tem como vantagens uma ótima estética, segurança e principalmente devolução de até 110% da força mastigatória para o paciente.

As únicas contraindicações desse tipo de prótese dentária sobre implantes é o sorriso alto (aquelas pessoas que mostram a gengiva ao sorrir) e a falta de suporte labial (aspecto de “boca murcha”). Como é de se esperar, esse tipo de peça protética exige que o paciente tenha um mínimo de remanescente ósseo e uma boa higienização. Se isso não for possível é recomendado o uso de enxertos em seio maxilar e de espessura.

A higienização das próteses dentárias do tipo protocolo é feita através de jatos pressurizados de água (waterpik) e fio interdental (superfloss).


Prótese dentária unitária ou múltipla sobre implante

clinica protese dentaria

Prótese unitária sobre implante cone morse. Nessa foto é possível ver como a prótese sobre implante encaixa no implante previamente instalado

Ideal para quem perdeu um ou alguns dentes e não quer desgastar os dentes adjacentes para recuperar os dentes perdidos. São extremamente mais estéticas do que as próteses fixas convencionais.

Antes de existir as próteses dentárias sobre implantes, a única solução pra quem perdia um dente era desgastar por completo outros dois dentes para formar o que chamamos de ponte fixa. Esse tipo de procedimento invasivo foi abandonado após o sucesso clínico dos implantes dentais e as próteses sobre implante.

Hoje, quem perde um dente por qualquer motivo pode substituir apenas o dente perdido e não depende de procedimentos invasivos para isso, visto que a cirurgia de implante dental é indolor e o pós-cirúrgico normalmente nem é notado pelo paciente.


Prótese dentária em porcelana pura (metal-free)

dentista protese dentaria londrina

Exemplo de faceta em porcelana, um tipo de prótese dentária metal free, ou seja, sem adição de nenhum tipo de liga metálica

São utilizadas em região estética ou em pacientes bem exigentes. Por não ter metal na sua estrutura, esse tipo de prótese permite uma transmissão/reflexão da luz muito mais próxima de um dente natural, causando o efeito de mimetismo ideal para a estética.

É o grande segredo dos mais perfeitos sorrisos! Nesse grupo de prótese dentária encontram-se as facetas de porcelana, lentes de contato, fragmentos de porcelana, prótese unitária metal-free e as ponte fixas metal-free.

O surgimento de próteses livres de metal possibilitou a criação de gengivas artificiais em porcelana para substituir o tecido mole perdido.