LENTES DE CONTATO DENTAIS E FACETAS EM PORCELANA

Facetas dentais e lentes de contato dentais em Londrina. Os procedimentos mais desejados e procurados para transformações completas do seu sorriso podem ser extremamente seguros e duradouros, mas precisa de muito cuidado e conhecimento do dentista especializado na técnica.

GALERIA DE SORRISOS

Veja abaixo antes e depois de casos transformadores realizados e fotografados pelo Dr. Tiago Veras com facetas de porcelana e lentes de contato dentais.

O SORRISO PERFEITO

Lente de contato dental em Londrina. Veja como mudar completamente a vida e estética do seu sorriso.

Muito popular nos dias de hoje, as facetas de porcelana ou também conhecidas como lentes de contato dentais, são uma cobertura cerâmica que envolvem os dentes previamente preparados e, posteriormente coladas com resina composta na técnica de RTM. Sua resistência é muito similar aos dentes naturais hígidos, por isso, na maioria dos casos são muito bem indicadas para mudanças lindas no sorriso.

O poder transformador das lentes de contato dentais


Problemas como dentes espaçados, tortos, escurecidos, desproporcionais com o sorriso, desgastados entre outros podem ser
solucionados com lentes de contato dentais e/ou facetas de porcelana.

Procedimento que ficou famoso estampando sorriso de artistas famosos agora é bastante acessível a todos. Conservadora, longeva e muito bonitas, as facetas de porcelana podem elevar muito o nível da beleza do seu sorriso.

Abaixo você vai conhecer um pouco mais sobre a técnica, limitações e possíbilidades para transformar seu sorriso com as famosas “lentes de contato dentais”.

Lente de contato dental sobre modelo de gesso
Lente de contato dental em porcelana feldspática

LENTES OU FACETAS?

Afinal de contas, existe diferença entre lente de contato dental e faceta de porcelana? Qual é a diferença?

Lente de contato dental e faceta de porcelana são a mesma coisa.

 

Muitas pessoas (inclusive dentistas mal informados) acreditam que existe uma diferença de espessura entre lente de contato dental e faceta de porcelana, mas na verdade, ninguém sabe informar onde uma faceta vira lente e vice-versa, portanto, o termo lente de contato é apenas uma forma de marketing. O termo “lente de contato dental” se popularizou com o artigo de Friedman em 1995 (SIM! já existia facetas e lentes naquela época…) que nunca falou que facetas em porcelana deveriam ser chamadas de lentes de contato dental. Entretanto, ele cita o efeito “lente de contato” que ocorre quando uma peça de porcelana bem fina é posicionado sobre o dente e ocorre uma interação óptica entre o dente e a faceta de porcelana. Em suma, se você conhece alguém ou algum dentista que ainda acredita que existe essa diferença, mostra esse site para eles que vou deixar a referência do artigo aqui.

Artigo de onde surgiu o termo "lente de contato dental"

OS TIPOS DE PORCELANA

Atualmente temos disponível 2 tipos de porcelana para a confecção de facetas e lentes de porcelana: Feldspática e dissilicato de lítio.

Lentes de contato dentais sendo aplicadas em porcelana feldspática

Facetas em cerâmica feldspática


É a porcelana
mais natural que temos disponível. Sua naturalidade é obtida devido ao processo de confecção que envolve um técnico de prótese dental, aplicando camada a camada de um pó vítreo que vira porcelana após o ciclo térmico em um forno a vácuo de alta temperatura. Assim, sua resistência é muito similar ao dente natural hígido e, consequentemente, muito bem indicada para pacientes exigentes que querem muita naturalidade. Por ser aplicada camada a camada, o técnico de prótese consegue criar praticamente qualquer tipo de efeito óptico com esse tipo de porcelana.

Facetas em e.max ou dissilicato de lítio sobre o modelo de gesso

Facetas em Dissilicato de lítio (E.Max)


E.MaX é uma marca patenteada de uma cerâmica reforçada com dissilicato de lítio. Diferentemente das facetas feldspáticas, as facetas em porcelana
E.MaX são injetadas dentro de um molde do dente.

Como isso funciona? O dentista faz uma moldagem do paciente e o laboratório de prótese faz um modelo de gesso com o molde obtido do paciente. A seguir, em cima desse modelo de gesso, é feito um enceramento que vai ser como um projeto dos futuros dentes em porcelana. Através de uma técnica chamada de “cera perdida” esse projeto é copiado em um revestimento (gesso para altas temperaturas) e a cera evaporada com altas temperaturas.

Em seguida, onde ficou o espaço do dente (espaço negativo), é injetada com pressão a cerâmica E.MaX derretida. Agora, com o dente de porcelana feito, o protético agora pode pintar o dente ou adicionar uma nova camada de porcelana para imitar a translucidez, cor e brilho dos dentes naturais. Sua resistência é bem superior aos dentes naturais, mas a estética é inferior às porcelanas feldspáticas.

O pREPARO NECESSÁRIO

A parte que a maioria dos pacientes tem medo: O desgaste. Você vai entender agora que essa parte só é perigosa quando você confia seus dentes a um profissional não qualificado.

Broca autolimitante usada no preparo das lentes de contato dentais
desgaste mínimo para confecção de lente de contato dental

O preparo para lente de contato dental


Infelizmente a internet mostrou a
pior face da odontologia e expôs muitas iatrogenias cometidas por profissionais irresponsáveis, destruindo dentes saudáveis para fazer “lentes de contato dentais”. Casos famosos mostram dentes completamente destruídos para a confecção de facetas em porcelana.

VOCÊ NÃO PRECISA TER MEDO. Essas pessoas tiveram a infelicidade de cair nas mãos de profissionais que investiram muito no marketing e pouco na formação profissional.

Quando um dentista competente faz preparos para facetas de porcelana, preparamos algo entre 0,2 a 0,5mm, ou seja, não destruímos os dentes e respeitamos o esmalte dental (estrutura mais favorável para adesão das lentes de contato dentais). Porém, esse tipo de abordagem super conservadora só é possível com equipamentos corretos como lupas de alta magnificação e motor elétrico com controle de torque e velocidade. Não dá para confiar em um profissional que não está enxergando o que está fazendo com uma broca a mais de 300.000 rotações por minuto, né?

Nas imagens apresentadas, você pode ver o preparo correto e conservador de um caso de lentes de contato dentais. É possível observar que a integridade do esmalte foi respeitada e que o prejuízo biológico é mínimo. Com uma correta adesão e manutenção por parte do paciente, é possível que esse trabalho dure mais de 20 anos!

O eNSAIO RESTAURADOR

Conhecido como Mock-up, o ensaio restaurador é o “test drive” do seu novo sorriso. Não fazemos absolutamente nada até que você veja e aprove seu novo sorriso em boca.

Mockup ou test drive do sorriso para você ver o resultado final antes de começar o tratamento

O test drive para lente de contato dental

Antes de pensar em preparar qualquer dente, devemos planejar o caso fazendo um enceramento diagnóstico, simulando um sorriso ideal para o caso. Com o enceramento planejado, obtemos o nosso mockup, processo no qual você poderá ter uma prévia do resultado final do seu sorriso.

Esse resultado será extremamente similar ao resultado final em questão de forma, tamanho e posição dos dentes. A única coisa que não conseguimos mostrar com extrema fidelidade é a cor final, pois o test drive do sorriso é feito com uma resina provisória, que nada se assemelha a beleza final das facetas em porcelana.

Mas hoje você não precisa ter mais aquele medo de não saber como vai ficar seu caso no final. Você pode, ver, testar e aprovar o planejamento antes mesmo de começar o caso.

COLANDO AS LENTES

Os dentistas chamam esse procedimento de cimentação adesiva, e é durante esse processo que devemos ter o máximo de cuidado para garantir longevidade e saúde para seus dentes e gengiva.

Cimentação adesiva com isolamento absoluto das lentes de contato dentais

Cimentação das lentes de contato dentais totalmente controlada

Parece contraditório, mas os materiais odontológicos não foram feitos para serem usados junto com saliva ou sangue, por isso, o isolamento absoluto ou relativo dos dentes envolvidos é fundamental para garantir uma boa adesão.

Na nossa clínica fazemos isso com o isolamento absoluto, que é a maneira mais segura de garantir que nada de saliva ou sangue vai entrar em contato com os dentes preparados.

Outra vantagem é a remoção correta de todo o cimento ou resina que usamos para fazer a cimentação, que caso não seja removido corretamente, fará com que o paciente tenha um quadro de gengivite (gengiva inflamada) crônica, aliás, esse é um dos maiores problemas de fazer facetas ou lentes em profissionais não capacitados para tal procedimento. Se tudo der certo, as facetas terão uma ótima durabilidade (95% de sucesso em 10 anos) e você terá um sorriso perfeito em apenas 2-3 sessões!

SUCESSO OU FRACASSO?

Como saber que as facetas que eu fiz estão corretas e com boa saúde?

Sua gengiva é a melhor resposta!

Acima gengiva com problemas de saúde devido a restaurações incorretas. Abaixo facetas de porcelana e gengiva saudável

Gengiva vermelha, inchada e sangrando após fazer lente de contato dental? Péssimo sinal!

O primeiro sinal que sua faceta ou lente de contato dental não foi corretamente executada é a coloração da sua gengiva. Gengiva saudável é rosa, firme, não dói e não sangra. Quando você termina de fazer um caso de lentes de contato dentais e sua gengiva fica vermelha, inchada, dolorida e começa a sangrar com frequência, significa que você está com uma gengivite.

A maior causa dessa gengivite é o que chamamos de sobrecontorno cervical, ou seja, excesso de material sobre a sua gengiva impedindo a correta higienização. Outra causa bem comum para esse quadro é o excesso de cimento resinoso na gengiva, indicando que o dentista não fez uma colagem adequada do seu caso. Em ambos os casos, é necessário refazer o caso.

Na foto exibida podemos ver o antes com restaurações insatisfatórias prejudicando a saúde gengival da paciente. Após retratar o caso, note a saúde gengival e mudança estética.

PREÇO E VALOR DAS LENTES?

Qual é o preço das lentes de contato dentais? Será que o valor da lente de contato dental muda de acordo com o dentista e técnica empregada?

Acima gengiva com problemas de saúde devido a restaurações incorretas. Abaixo facetas de porcelana e gengiva saudável

Preço e valor da lente de contato dental

A primeira coisa a se entender é que qualquer trabalho odontológico não é precificado como um produto e sim como um serviço. Portando, é impossível precificar diferentes profissionais com diferentes formações e diferentes níveis de experiência. Seria o mesmo que querer contratar o Cristiano Ronaldo pelo preço de um jogador da série C, ou seja, cada profissional vai ter seu preço baseado em cursos finalizados, tempo de formado, experiência, custo de materiais, protético selecionado para fazer o caso, custo da clínica, etc.

Conseguimos achar preços variando de R$ 800 até mais de R$ 5000 por dente. Nem preciso comentar que quem cobra o valor de R$ 800 está te entregando o que existe de pior no mercado, né? Também não quer dizer que quem cobra R$ 5000 está te entregando o melhor tratamento, pode ser simplesmente alguém com muita fama que cobra caro. Ponto! A realidade é que um preço entre R$ 2000 até R$ 3500 por lente de contato dental é algo aceitável.

Em resumo, não devemos negociar com saúde! Se você está decidido a fazer lente de contato dental, faça com quem você confia como profissional, independente de preço, pois sua saúde bucal não tem preço! Uma dica: Procure pesquisar sobre quem é o profissional que você escolheu, seu currículo, sua graduação, mestrado, doutorado, etc. O mercado odontológico está repleto de péssimos profissionais e somente alguns diamantes raros no meio de tudo, portanto, muito cuidado ao confiar seu sorriso pra quem te ilude com o menor preço. O barato sempre sai mais caro em saúde, pois sempre te cobra um preço biológico irreversível!

Abaixo vou deixar 2 vídeos sobre os perigos de confiar em qualquer profissional para fazer seu caso de lente de contato dental e outro sobre preço dos procedimentos.