Galeria de sorrisos com lentes em resina composta
Aqui você ver alguns casos executados e fotografados pelo Dr. Tiago Veras utilizando a técnica de facetas em resina composta ou também conhecida como “lentes de resina composta”.
O QUE É LENTE DE RESINA COMPOSTA?
Lente de resina composta ou faceta de resina composta é o nome da técnica onde o dentista esculpe, com diferentes tipos de resina, camada a camada um novo formato de dente, harmonizando o sorriso com o lábio e rosto do paciente.
Muita gente morre de medo do desgaste que as lentes de contato em porcelana exigem para serem confeccionadas e, por isso, até desistem do sonho de ter um novo sorisso.
Quando o dentista tem conhecimento da técnica e, principalmente de como usar as diferentes massas de resina composta, é possível realizar transformações completas no sorriso sem nenhum desgaste.
A grande vantagem da lente de contato em resina composta, além de evitar desgastes desnecessários, é o custo e facilidade de reparos. Quando bem indicada, pode ser um tratamento extremamente estético e, muitas vezes, até mais bonito que lentes em porcelana (tudo depende do dentista que está conduzindo o caso).
FACETA EM RESINA OU PORCELANA?
Cada material e caso exige uma abordagem específica. Não existe “o melhor material” ou “a melhor técnica”. Todo caso deve ser meticulosamente planejado e adequado para cada perfil de paciente. Por isso, todos nossos casos são personalizados.
Vantagens e desvantagens das lentes em resina composta
Como vantagens podemos citar o fato de ser um material esculpível, a resina composta pode ser manipulada sobre o dente do paciente, evitando o desgaste necessário para facetas de porcelana. Além disso, o custo é menor, pois dispensa o técnico em prótese dental, ou seja, todo o preço que pagamos ao laboratório pode ser eliminado do preço final.
Outra grande vantagem é a facilidade de reparo. Nenhum tratamento estético está imune a fraturas, seja por acidentes, bruxismo, mal uso das facetas ou simplesmente o desgaste natural da dentição. Por ser um material de uso direto, a resina composta é facilmente reparada da mesma forma que foi confeccionada, ou seja, diretamente na boca no paciente.
Por outro lado, temos algumas desvantagens com facetas em resina composta como:
- Não é indicada para quem fuma ou ingere muito corante, pois tende a acumular pigmentos nesse tipo de ambiente bucal;
- Não é indicada para pacientes com má higiene bucal;
- É um pouco mais frágil que as lentes em porcelana, no entanto, tem resistência suficiente para aguentar as forças mastigatórias habituais;
- É TOTALMENTE dependente da habilidade e conhecimento do dentista em executar as lentes de contato dentais em resina composta, ou seja, se seu dentista não for realmente MUITO BOM nisso, seu trabalho terá uma estética bem comprometida.
TIPOS DE RESINA
Existem inúmeros tipo de resina composta. Cada uma delas visa copiar uma estrutura interna ou externa do dente natural, por isso trabalhamos com resina de forma estratificada, onde cada camada mimetiza uma área do dente, resultando em um trabalho muito mais natural.
Os diferentes tipos de resina composta para facetas diretas
Por ser um material de uso direto, a técnica de restaurar com resina composta é extremamente dependente do operador, ou seja, se o dentista não dominar a técnica nunca conseguirá um resultado esteticamente satisfatório. Para conseguir resultados de excelência com resina composta é necessário conhecer os diversos tipos de resinas e suas indicações:
Resina para dentina: Substitui camadas mais internas do dente e são mais opacas.
Resina para esmalte: Substitui a camada externa dos dentes e são mais translúcidas.
Resina de efeitos trans: São muito translúcidas e visam mimetizar a translucidez da borda incisal dos dentes anteriores.
Resinas opacas: Especialmente usadas em casos onde temos um dente escurecido para esconder. São muito opacas e se utilizadas de forma incorreta tendem a deixar o dente um pouco artificial.
Corantes resinosos: São “tintas” especiais feitas de resina para intensificar algumas características naturais dos dentes.
LENTES DE RESINA: VALOR
O preço de um tratamento com lente de resina ou faceta em resina composta varia muito conforme a complexidade do caso, presença de restaurações antigas, cor dos dentes, oclusão entre outros fatores.
Facetas de resina: Preço
É impossível dizer via internet o preço de qualquer procedimento odontológico. Um correto planejamento envolve um contato com o paciente e, muitas vezes, exames laboratoriais adicionais. Além disso, hoje trabalhamos com uma odontologia totalmente previsível, mas para que isso seja possível, antes é necessário uma correta avaliação e planejamento do caso, executando projetos virtuais e físicos, fotografias, radiografias e tomografias; para que ao final de tudo isso, possamos gerar um projeto da sua boca, chamado de “enceramento diagnóstico”. Após esse planejamento inicial é possível gerar um valor de tratamento.
POSSIBILIDADES DAS LENTES EM RESINA
Desde uma faceta unitária até uma reabilitação de boca toda, restaurando função e estética, a resina composta é extremamente versátil, principalmente nas mãos de um dentista habilidoso.
Vantagens das facetas em resina composta
Geralmente o grande motivo de escolher as facetas de resina ao invés das facetas em porcelana é a necessidade ou não de desgaste dental. O único material capaz de devolver estética, cor, forma, posição, textura e não desgastar o dente é a resina composta.