BRUXISMO E ATM/DTM

Condição muito grave, responsável pela fratura, desgaste e destruição de dentes saudáveis por atrito e apertamento dental/muscular. O bruxismo e apertamento dental não tem cura, mas pode ser tratado de forma preventiva para evitar os problemas relacionados a essa condição.

O qUE É BRUXISMO e aPERTAMENTO? O QUE É DTM E ATM?

Bruxismo é o ato involuntário de apertar e ranger seus dentes durante o sono. O bruxismo pode afetar sua ATM (articulação Têmporo-mandibular) e gerar DTM (disfunção têmporo-mandibular).

O bruxismo é um ato basicamente muscular, e pra entendermos melhor isso, temos que pensar na boca como qualquer outro músculo de nosso corpo. Por exemplo: Quando vamos pra academia e treinamos qualquer músculo, o resultado é dor nos próximos dois ou mais dias, certo? Agora, imagine se treinássemos mais de 4 horas o mesmo músculo, todos os dias da semana, sem intervalo, o que aconteceria? É exatamente isso que acontece com a nossa ATM. Durante a noite toda, ficamos “treinando” nossos músculos bucais fazendo o movimento de apertamento e rangendo os dentes. Isso gera uma fadiga muscular grande e consequentemente, dores de cabeça (músculo temporal extremamente estressado), dores musculares e lesões na articulação.

O apertamento dental é apenas a ação de apertar os dentes, inclusive em vigília (acordado), sem ranger. O apertamento geralmente é o grande responsável por aquela dor de cabeça insuportável que não cessa nem com remédios, além de fraturas e lesões cervicais dos dentes. É também responsável pela fadiga e dor nos músculos elevadores da mandíbula (masséter e temporal).

Para tratar as DTMs, bruxismo e apertamento, temos que utilizar vários métodos combinados de tratamento. Placas miorelaxantes e dispositivos para desoclusão para aliviar a tensão nos músculos, relaxantes musculares para tentar aliviar o apertamento noturno, analgésicos, calor e/ou laser para aliviar as dores, fisioterapia e até acupuntura.

bruxismo tratamento londrina

TRATAMENTO DE BRUXISMO

O bruxismo e apertamento são condições que não conseguimos curar. Ele independe da vontade do paciente e está muito relacionada com a qualidade de vida que temos diariamente.

PLACA DE BRUXISMO E TRATAMENTOS PARA DTM

Infelizmente não existe “cura” para o bruxismo, portanto, tente enxergar o bruxismo e apertamento como a resultante de uma vida cheia de estresse. Não podemos curar, mas podemos controlar para evitar danos.

Imagine que você é sonâmbulo e involuntariamente, durante o sono, vai até a parede do quarto e fica batendo a cabeça sem parar e ninguém consegue evitar que você faça isso. Qual solução poderíamos dar para essa situação? Simples: Te daria um capacete!

Podemos usar essa mesma analogia para o bruxismo. Tanto o bruxismo quanto o apertamento dental são condições involuntárias, que não podem ser evitadas e geralmente causam um grande estrago dental e articular (DTM). Uma das maiores causas para o bruxismo e apertamento é o nível de estresse que passamos diariamente. Você se irrita e passa por inúmeros problemas durante o dia e de noite, como forma de defesa, seu organismo ativa a musculatura facial de força e começa o bruxismo. Alguns medicamentos também podem piorar o quadro de bruxismo de DTM.

Para evitar que durante o bruxismo ou apertamento (que irão ocorrer você querendo ou não) você quebre e/ou desgaste seus dentes nós confeccionamos uma placa de proteção noturna. Essa placa deve OBRIGATÓRIAMENTE ser rígida e replicar todas as funções e guias da sua boca, ou seja, seu cérebro deve pensar que você está tendo toques em dentes e não em um material mole que estimularia ainda mais o apertamento dental. A placa de bruxismo também deve ser LISA e tirar o toque dos seus dentes em movimentos laterais (guia em caninos) para permitir total liberdade ao paciente. Além disso, devemos fazer essa placa em uma posição muscular confortável para o paciente, posição que chamamos de RELAÇÃO CÊNTRICA.

Como você deve ter percebido, não é “só uma plaquinha” e sim um tratamento completo que deve ser acompanhado pelo dentista com conhecimento pleno em oclusão (encaixe dos dentes) e sistema muscular facial para tentar controlar o quadro de bruxismo e apertamento dental da melhor forma possível.

placa de bruxismo londrina
placa de bruxismo

BIOCORROSÃO E BRUXISMO

Quando temos um paciente com um desafio ácido bucal constante somado ao bruxismo os prejuízos biológicos podem ser imensos.

O QUE É BIOCORROSÃO?

Biocorrosão acontece quando nossa boca recebe algum tipo de ácido constante como refluxo ácido, ingestão demasiada de limão, refrigerantes, bebidas hidrolíticas e acídicas, mas nosso sistema de neutralização desses ácidos não consegue agir (sistema tampão) e temos uma corrosão ácida dos dentes.

Sempre que você ingere alguma coisa ácida (refrigerantes, limão, café, etc) sua boca e saliva colocam em ação o SISTEMA TAMPÃO, que tem como função a neutralização desse PH ácido. O problema é que para esse sistema agir de forma plena, ele precisa de tempo. Se você não dá tempo entre a ingestão dessas substâncias ácidas, é bem provável que você terá uma perda mineral nos seus dentes. Em resumo, os ácidos fragilizam a superfície mineral dos dentes e logo em seguida você começa a apertar e ranger os dentes, criando atrito sobre uma estrutura já fragilizada. O resultado? Dentes desgastados, cavitados e muitas vezes fraturados como o da foto aqui.

Esse quadro representa um desafio grande ao dentista, pois somos obrigados a tratar os hábitos do paciente e não apenas o resultado do estrago causado por esses hábitos. É função do dentista tentar diagnosticar os alimentos responsáveis pelo desafio ácido e também restaurar o que foi perdido pela biocorrosão e bruxismo. Muitas vezes temos que restaurar uma boca inteira devido a esse problema.

biocorrosão com bruxismo e apertamento dental

BRUXISMO E ESTRESSE

Uma das maiores causas para a ativação do bruxismo e apertamento, além de prejudicar nossa qualidade de vida, ainda pode destruir seus dentes.

BRUXISMO, APERTAMENTO E ESTRESSE

O mal do século, condição constante em nossas vidas, o estresse do dia a dia pode influenciar demais na frequência de bruxismo durante o sono.

Como digo brincando aos meus pacientes: “Se você paga boleto, é provável que um dia rangerá seus dentes”. Porém essa brincadeira tem um grande fundo de verdade! Os desafios diários podem te levar a níveis de estresse extremamente elevados e, como forma de defesa, seu cérebro ativa o hábito de ranger e apertar os dentes durante o sono (bruxismo).

Repare o que acontece quando vivenciamos uma situação de perigo ou ameaça (estresse): Seu corpo todo fica rígido, você trava os dentes e aperta com força, certo? Agora imagine que você passou por problemas sérios o dia todo, certamente durante o sono, seu corpo vai pagar esse preço. Quando o nível de estresse é alto, algumas pessoas apertam os dentes até mesmo acordados (apertamento em vigília).

Portanto, não existe solução mágica para o tratamento do bruxismo. Não existe cura. Existe controle com dispositivos protetores que podem ser acompanhados de fisioterapia, acupultura e, em casos mais graves, medicamentos.

Bruxismo, apertamento dental e desgaste

LESÃO CERVICAL NÃO CARIOSA

Atualmente é a doença mais comum encontrada nas bocas dos pacientes. Está diretamente ligada ao estresse e ingestão de alimentos muito ácidos e pode causar sérios danos à sua saúde bucal.

LESÃO CERVICAL NÃO CARIOSA

Seus dentes tem alguns buracos próximos à gengiva? Você sente sensibilidade com gelado? Pode ser que você tenha algumas lesões cervicais não cariosas.

Essas lesões geralmente representam o resultado de apertamento/bruxismo com biocorrosão, ou seja, além de ter algum hábito parafuncional ativo, o paciente ainda tem um desafio ácido presente na boca. Imagine que durante o sono você tem refluxo gástrico e logo em seguida começa a ranger e apertar os dentes, isso com certeza vai fragilizar seus dentes com o ácido presente no refluxo e logo em seguida você força seus dentes a fazer uma flexão (sim, dentes podem flexionar), jogando toda a resultante dessa força para a cervical dos dentes. Resultado? O aparecimento desse tipo de lesão cervical não cariosa.

O tratamento dessas lesões é complexo pois exige do dentista o correto diagnóstico da causa do trauma e restauração de qualquer lesão maior que 1mm. Quando não restauramos, permitimos a continuação da resultante de força, como se estivéssemos cortantando uma árvore e, consequentemente, você pode até fraturar seu dente no futuro.

Bruxismo, apertamento dental e desgaste