COMO ACABAR COM O MAU HÁLITO?
Sim! o mau hálito é uma condição que pode ser melhorada com algumas atitudes super fáceis de fazer. Primeiramente temos que entender os motivos do mau hálito acontecer.
O que é halitose?
Muitas pessoas já se depararam com algum amigo, conhecido ou até parente com um hálito fétido, alguns chegam até mencionar “um mau hálito com cheiro de fezes” que atrapalha demais a convivência com essas pessoas. O hálito fétido pode afetar relacionamentos pessoais, amorosos e até relações profissionais. O pior disso tudo é que raramente a pessoa que está com halitose percebe que está nessa condição. Mas por qual motivo isso acontece?
Todos nós passamos por uma adaptação sensorial, uma estratégia do seu corpo para filtrar o odor da boca, já que a boca está conectada com o nariz e você, teoricamente, estaria sentindo o cheiro da sua boca o tempo todo. Portanto, quem está com o hálito fétido não consegue sentir o cheiro, pois a adaptação sensorial está ignorando isso. E afinal de contas, porquê esse cheiro desagradável acontece?
Basicamente pela decomposição de restos alimentares por bactérias presentes em nossa boca, liberando gases fétidos, principalmente o enxofre, escatol e gás sulfídrico, como resultado. Entendeu o motivo de muitas pessoas mencionarem o “hálito com cheiro de fezes”? Justamente o mesmo processo de decomposição de alimentos por bactérias. A nossa boca é o segundo local mais populoso de bactérias em nosso corpo, portanto, todo cuidado é pouco para manter a boca sempre limpa e livre de odores desagradáveis.
O que causa o mau hálito?
Podemos dizer que existe um “halitose temporária” e outra mais “permanente” e cada um delas exige um tipo de abordagem que veremos a seguir:
Halitose matinal:
Todas as pessoas tem algum tipo de halitose matinal devido ao estado xerostômico (boca seca) e o jejúm que passamos a noite toda, favorecendo a decomposição de restos alimentares pelas bactérias de nossa boca e exalando um odor cetônico mais forte do estômago. Portanto, se você sente um mau hálito de manhã, não se preocupe, é normal! Basta fazer a ingestão de algum alimento e escovar bem os dentes e a língua que tudo voltará ao normal.
Halitose constante:
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a halitose não vem do estômago e sim da cavidade bucal, principalmente da língua. Você já reparou que pessoas com mau hálito geralmente tem a língua toda esbranquiçada? Pois é… Essa língua esbranquiçada representa uma língua cheia de restos alimentares e bactérias decompondo esses alimentos, por isso o cheiro forte de enxofre (fétido), que é o principal gás resultante dessa decomposição.
Outra grande vilã para o hálito é a má higiene bucal. Placa bacteriana, restauração com problemas, abscessos, gengivite, tártaro, enfim, toda condição fora da normalidade bucal pode provocar o aparecimento do “bafo fétido”.
Halitose estomacal
O mau hálito estomacal representa uma parcela incrivelmente pequena dos casos de halitose e geralmente está relacionado com algum tipo de disfunção ou dieta, podendo levar a pessoa a uma condição de cetose e, consequentemente, o aparecimento do cheiro mais desagradável. Por isso, antes de falar que seu mau hálito é estomacal, vá até seu dentista para descartar todas as possibilidades descritas acimas, que são bem mais frequentes que problemas estomacais. Caso não seja detectado o problema de origem bucal, aí sim é hora de procurar um médico especialista.
Halitose de origem sistêmica
Muitas condições sistemicas podem afetar a condição de saúde da sua boca e provocar halitose. Podemos citar algumas condições que podem piorar o hálito:
- Pessoas com diabetes;
- Estresse elevado;
- Uso de medicamentos que causam xerostomia (boca seca);
- Uso de drogas;
- Disfunções renais e hapáticas;
- Disfunções alimentares.
A maioria dessas condições podem ser revertidas e com isso também eliminar o mau hálito.